Raquel Lyra debate Segurança Pública durante encontro na Adeppe

A presidente do PSDB Pernambuco, Raquel Lyra, foi a primeira pré-candidata ao Governo do Estado a participar de uma roda de conversa promovida pela Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Pernambuco (Adeppe). O encontro ocorreu, na noite desta terça (3), e discutiu a segurança no estado.

“O primeiro passo para resolver um problema é admitir que ele existe. E nós temos um problema em Pernambuco: não há governo em nosso estado. É preciso fazer a mudança de verdade com respeito ao cidadão e ao servidor público, como os delegados, que colocam sua vida em risco para proteger a sociedade. Como se cobra resultado se você não dá a mínima condição e estrutura para fazer?”, indagou a pré-candidata.

Raquel, que já foi delegada da Polícia Federal, citou algumas ações de sua gestão à frente da Prefeitura de Caruaru, como a intervenção no Monte Bom Jesus, a redução dos CVLIs e a construção da Via Parque. “Reduzimos em mais de 50% o número de homicídios em Caruaru, uma realidade bem diferente de Pernambuco, que sofre com a insegurança em todas as regiões. Não podemos aceitar que nosso estado continue entre os mais violentos do país”, complementou a tucana.

A falta de estrutura das delegacias, a valorização dos delegados e a interlocução com o Governo do Estado foram alguns dos assuntos em pauta. “Não houve negociação salarial, o que observamos foi uma imposição salarial, mas seguimos lutando contra a força do estado por migalhas. Nossa categoria dá sustentação à maior propaganda do governo, que é o Pacto pela Vida. A fragilidade da nossa estrutura incentiva a criminalidade”, apontou o presidente da Adeppe, Chico Rodrigues.

A pré-candidata a deputada estadual, Delegada Patrícia, saiu em defesa da melhoria das condições de trabalho da categoria. “Cada um de nós aqui sai de casa de manhã e não sabe se volta. Trabalhamos em delegacias com estruturas inadequadas e, mesmo assim, batalhamos todos os dias para prestar o melhor serviço possível para a população. Isso é ter muita coragem”, afirmou.

Para a deputada estadual Priscila Krause, a falta de rumo em Pernambuco tem reflexo na segurança e no aumento da violência. “O que a gente precisa é passar por algumas etapas para mudar a triste realidade que a gente vê nas delegacias, não dá para naturalizar a falta de estrutura, efetivo, material de escritório; é um problema de todos”, destacou.

O delegado José Durval disse que “é um momento em que se abre para os profissionais acerca dos rumos da segurança do nosso estado. A discussão e a colaboração de nós, delegados, já é algo muito importante. Nós não aguentamos mais tanto tempo sem alternância de poder”, frisou.


« Voltar