Rádio CBN entrevista presidente da Adeppe
ADEEPE defende extinção da Secretaria Estadual de Defesa Social
A escalada da violência no estado somada a crise financeira impulsionaram uma sugestão polêmica feita pela Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco: a extinção da Secretaria de Defesa Social.
A ideia foi ventilada entre os profissionais da segurança pública no mês passado, num jornal interno da entidade. No texto, a extinção da SDS era defendida por motivos que iam desde “má gestão” ao peso financeiro que a pasta representa para o estado.
Dados levantados pela associação, disponíveis no portal da transparência mostram que dos três bilhões previstos para a área em 2016, a maior parte, 37%, são para gastos administrativos, enquanto que as verbas para as policias civil e militar, com quantidade maior de servidores, não ultrapassam os 35%.
Para o presidente da Associação, delegado Francisco Rodrigues, o atual modelo está defasado e compromete a atuação dos profissionais. Ele também destaca que a forma como os recursos são gerenciados é um dos principais motivos de problemas já denunciados, como falta de pessoal e de infraestrutura.
Confira na íntegra a matéria de Samuel Santos: