Nove polos estão sem plantão: delegados de Pernambuco se mobilizam por compensação salarial decorrente do aumento da carga horária
Os delegados de polícia de Pernambuco realizam uma ampla mobilização reivindicando a compensação salarial decorrente do aumento da carga horária de trabalho que ocorreu em 2010. Por conta da luta por valorização profissional através da campanha salarial dos Delegados de Polícia de Pernambuco, nove polos estão sem plantão na Região Metropolitana do Recife, Agreste e Litoral Sul.
O desrespeito aos direitos dos servidores estende-se ainda mais. Não há pagamento do adicional noturno aos Delegados que atuam em plantões durante toda a noite, não são pagas diárias para deslocamento para outros municípios em casos de convocação extraordinária, nem são concedidas folgas compensatórias na forma prevista na legislação.
Os plantões policiais, sempre muito movimentados, elevam o nível de estresse dos delegados. Eles são submetidos aos mais diversos cenários no contexto da segurança pública e combate à violência no estado. Da falta de estrutura ao excesso de atribuições, com acúmulo de inúmeras cidades.
É extremamente importante que seja respeitado o período de descanso adequado, preservando a saúde mental para que se possa atuar com mais tranquilidade, evitando erros de julgamento das ocorrências que lhes são apresentadas, evitando o cometimento de alguma injustiça.
No cenário atual de desrespeito por parte do Governo de Pernambuco, muitos servidores deixaram o programa de jornada extra de seguranca - PJES, provocando o fechamento de vários polos de plantão, em importantes localidades turísticas do Estado, no momento em que o turismo volta em ritmo acelerado por conta do verão e do relaxamento das regras de convívio:
- Gravatá
- Porto de Galinhas
- Tamandaré
- Surubim
- Goiana
- Lajedo
- Delegacia da Mulher de Caruaru
- Varadouro (Olinda)
- Jaboatão