Retrospectiva 2015 e 2016

Retrospectiva 2015 e 2016

“Os anos de 2015 e 2016, período de nossa primeira gestão, foram um marco na luta dos delegados pelo reconhecimento de sua importante missão. Foram momentos turbulentos, de crise no pais, mas de muita unidade que propiciou grandes conquistas para a classe. Fizemos o que era possível e nos orgulhamos dos resultados”.

Francisco Rodrigues

Presidente da Adeppe

ABRIL | 2015

SUSPENSÃO DO CONCURSO PARA DELEGADO

A Adeppe, em abril de 2015, aliou-se ao Escritório Almendra Advogados Associados e  obteve medida liminar determinando a suspensão do concurso público para Delegado de Polícia em Pernambuco. A decisão foi do juiz da Segunda Vara da Fazenda Pública, Évio Marques da Silva. Para a Adeppe, o concurso pecava em diversos critérios de qualidade, segurança jurídica e aplicabilidade.

OUTUBRO | 2015

DELEGADOS CONTRÁRIOS AO CICLO COMPLETO

No dia 26 de outubro de 2015 ocorreu o seminário intitulado “Ciclo Completo das Polícias”. Promovido pela Câmara dos Deputados, Durante o seminário restou claro que não há consenso sobre o tema. O evento, intitulado “Por uma Nova Arquitetura Institucional da Segurança Pública: pela adoção no Brasil do Ciclo Completo de Polícia”, foi marcado por fortes críticas da Adeppe, de policiais civis e de alguns movimento sociais presentes.

NOVEMBRO | 2015

APOIO À ADOÇÃO DE ANIMAIS

Um total de 11 gatos e 32 cães que viviam em situação de rua no Recife conquistaram, no dia 12 de novembro de 2015, um lar e uma família no dia do evento “Delegados de Polícia Pela Adoção Animal”. Isso aconteceu graças a uma parceria entre Adeppe, Delegacia do Meio Ambiente, Projeto Adote um Vira-Lata e Projeto Patinha.

JULHO | 2016

EXTINÇÃO DA SDS

No dia 6 de julho de 2016, após analisar os gastos administrativos e o decrescente investimento na Polícia Civil, a Adeppe levantou a bandeira da extinção da SDS (Secretaria de Defesa Social) e retorno da Secretaria de Segurança Pública, enxuta e eficaz. O levantamento da Adeppe gerou um polêmico artigo no jornal da instituição e foi motivo de reportagens nos principais jornais do Estado.

AGOSTO | 2016

VISITAS AO INTERIOR DO ESTADO

Uma delegação de diretores da Adeppe iniciou, no dia 2 de agosto de 2016, diversas visitas às cidades do interior para tratar com os delegados dos pontos mais relevantes para a luta da categoria por valorização, melhoria das condições de trabalho e sobre as mobilizações para 2016.

SETEMBRO | 2016

ADEPPE CONQUISTA HORAS EXTRAS POR PJES

A Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco obteve o primeiro provimento judicial favorável, no que tange ao pagamento, na forma de horas extras, dos plantões exercidos durante os PJES. A ação abrange os últimos 5 anos, a contar da impetração.

OUTUBRO | 2016

EXONERAÇÃO DO SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL

A Adeppe defendeu, no dia 6 de outubro de 2016, a exoneração do então secretário de Defesa Social, Sr. Alessandro Carvalho. A associação avaliou que a gestão da SDS estava favorecendo a burocracia, perseguindo delegados e líderes sindicais por meio da Corregedoria, ao invés de desprender energia no combate à criminalidade.

OUTUBRO | 2016

PARALISAÇÃO COMO FORMA DE ADVERTÊNCIA

No dia 20 de outubro de 2016, Delegados de Polícia de Pernambuco decidiram parar suas atividades por 24 horas, como advertência ao Governo do Estado. A decisão foi aprovada em Assembleia Geral da categoria. Após o ocorrido, uma reunião foi realizada entre a diretoria da Adeppe e representantes do Governo para negociações sobre as questões da categoria.

DEZEMBRO | 2016

PLANO DE CARGO E CARREIRA

O mês de dezembro também teve notícia especial para todos os Delegados de Pernambuco. A Alepe aprovou, por unanimidade, o Plano de Cargo e Carreira. Com muita luta e empenho a diretoria da ADEPPE esteve presente nas tratativas em busca desta aprovação, conseguindo um resultado satisfatório para os delegados e delegadas do estado de Pernambuco.

DEZEMBRO | 2016

CONFRATERNIZAÇÃO: COMEMORANDO LUTAS E CONQUISTAS

Novamente um sucesso a Confraternização Natalina da Adeppe, que reuniu amigos, familiares e companheiros de jornada depois de um ano de muita luta e vitórias. A confraternização aconteceu no dia 16 de dezembro de 2016, com a participação de mais de 300 pessoas, entre filiados, familiares e convidados.